segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Questão de História.

1 – Comente, explique, dê exemplos dos principais fundamentos e objetivos do liberalismo econômico, citando seus expoentes.
Argumente sua resposta comparando com os dias atuais.

O liberalismo é um sistema econômico onde não há intervenção do governo em nada.
Seria como se todos os países fossem maiores de 18 anos, e vacinados. Só que algumas multinacionais aliciam países menores para trabalho escravo, e isso gera a pobreza e fome mundial.
Há algum tempo atrás em 1929, a bolsa de valores dos EUA quebrou feio por causa da hiperprodução e da falta de renda, gerando um novo esquema, o neoliberalismo de Keynes. O neoliberalismo é quando o governo regula o mercado, reduzindo (em teoria) as crises causadas pelas multinacionais fdp’s. Mas isso só acontece quando o governo é sensato e não tem dívidas, o que é impossível em países subdesenvolvidos.

Adam Smith queria fazer um bem livrando a economia da política. Só não sabia que a economia ia acabar mandando na política. Ou sabia? Haãn?

Quanto a Malthus, que dizia que a população ia crescer tanto que não haveria mais comida... demorou mais do que ele pensava, mas estava certo, em pontos.

A livre circulação de mercadorias favorece cada vez mais as grandes populações e tira definitivamente da rota de comércio os países mais pobres. A população aumentou, e precisa de comida. Mas as empresas precisam de energia... e de novo as empresas mandam na dinâmica da política mundial.
Malthus, você errou e acertou meu chapa. Vamos morrer de fome? Alguns já morrem... Mas não porque somos muitos, já que logo estoura mais uma guerra e acaba com isso. Morrem porque a comida simplesmente não chega lá. É cara, artigo de luxo. Coisa que era pra ser natural...
Pouca comida e muita gente? Ou muita comida pra pouca gente?

É, podia falar tudo isso na questão, mas vai lá... melhor editar o que o livro diz.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Seria como se todos os países fossem maiores de 18 anos, e vacinados."


Brrrrrrrrrrrr, imagina o tamanho de uma agulha pra vacinar um país...

Anônimo disse...

Bom, sou neoliberal até o fim, vc sabe, sei que o sistema tem falhas, mas a meu ver falhas merecem ajustes e não reforma geral, as outras opções econômicas geram mais recessão e fome, então para mim neoliberalismo é como democracia (ruim com, pior sem)