sábado, 24 de maio de 2008

Porque a gente ouve música?

Acho que a maioria dos amantes de música se perguntam como um conjunto de sons pode ter efeitos tão mágicos (e catastrófico, diga-se de passagem) na mente humana. a combinação de notas, os acordes, as letras... são usados em festas, em cultos, em hospitais...
Pessoas associam a música à coisas legais (ou ruins) que acontecem... cantam para seus filhos, amigos, amores... pessoas acham mais emocionante ter uma música do que ter algo 'paupável'.
Algumas pessoas decidem morrer ouvindo músicas.
A música é vendida, é comprada, é um imenso império o comércio de música. Pessoas enriquecem e ficam famosas por causa da música.
Pessoas quebram as leis pela música.

E no fim, a música não é nada.
Só ondas de energia que se dispersam no ar... simplesmente somem.
Você pode guardá-las onde for, mas uma hora elas vão sumir.
Só sons. Sons que movem ideologias, movem gerações, movem vidas... sons tão antigos quanto a história, tão diferentes quanto as pessoas, tão profundos e indecifráveis quanto o que você possa achar que é profundo e indecifrável.
E alguns dedicam suas vidas a esses sons.
E outros dedicam suas vidas a esses que dedicam as vidas aos sons.
E assim o mundo gira...

Mas no fim, porque somos tão apaixonados pela combinação de sons? Porque alguns nos dão aversão e outros simplesmente fazem parte do nosso sangue?
Desde genes até explicações metafísicas, não tem nada que me convença de uma resposta.
Mas isso não vai impedir de falar sobre isso.
Afinal, o som pode sumir, os ritmos podem mudar... mas não as letras, e não a história.
Então, vamos falar de música. De clássica, de rock'n roll, de pop, de Mtv (porque talmbém faz parte), de chorinho, de cururu, de ska, de instrumentos, de metal, de tudo o que puder ser falado...

Nenhum comentário: