domingo, 25 de maio de 2008

As influências indo embora...

"Ana, você acha que os Beatles perderam a força?"

Quando me perguntaram isso, eu não pude respoder. Quem sabe? Ainda vejo pessoas gritando entusiasmadas que vivem num submarino amarelo, mas parece que as coisas não são mais as mesmas, até pros caras de Liverpool.
'Mas o que importa isso, Ana?' alguém pergunta... bom, nada, se você for bem realista, mas se parar pra pensar um pouco, isso preocupa.
Desde que eu me conheço por gente, Os Beatles têm sido a principal iluminação que as bandas de rock têm. Isso chama influência, é a base sólida de onde uma banda tira seu som, ou ao menos onde encontra inspiração pra aguentar o 'longo caminho até o topo, se quer rock and roll'.
Todos precisam de influência, você só aprende música ouvindo música, é lei da Física.
E mesmo que você não simpatize com o som, você tem que conhecer, pelo menos um pouco.

Mas parece que cada vez nós temos que buscar mais longe... Nenhuma banda na última década foi de grande importância pra música. E é bem estranho isso, porque nunca tivemos tantas bandas quanto hoje em dia.
Não sei onde isso vai dar, só acho que se continuar assim, futuramente a música vai ser sintética, inanimada e sem objetivo algum. E aí vai ser um grande problema, porque a música é muito importante pra condição da gente como ser humano, criativo e racional.
Talvez as influências não estejam morrendo, afinal. Pode ser que um dia alguém numa roda de amigos com uma guitarra dance um duck step e outro diga: "cara, uma vez meu pai falou que tinha um guitarrista louco demais, e ele dançava assim!"... então a velha história vai ser recontada.
E sempre têm a gente, que nasceu 20 anos depois do auge do Rock, mas sente saudade. Que daria tudo pra ter vivido naquela época, pra ter sentido o que eles sentiam... e se depender de nós as influências não vão se perder.
E alguns de nós vão virar influências também, e vão relembrar dos velhos tempos que nunca viveram, e enfim o mundo vai ser salvo, e o rock vai dominar, como sempre.
Sim, somos otimistas.



O básico de se ouvir:
Beatles (não tem outro caminho, sinceramente.)
Stray Cats (blues, e o blues é a origem de tudo.)
Pink Floyd (progressivo, e dái vem boa parte do Metal, da técnica, de efeitos e tal.)
The Cure (alternativo, gótico, melancólico, e muito inteligente.)
Ramones (punk de verdade, que despreza os posers.)
AC/DC (essêncial pra qualquer um)
Led Zeppelin (a mistura perfeita, ouça e aprenda.)
Nirvana (viver a música, transformar o que está dentro em notas... Gênios.)

Vou começar a falar melhor delas depois!
Existem muitas bandas boas, mas eu coloquei as que eu acho que todo mundo tem que ouvir, nem que seja como remédio. E cada um tem sua vertente, e isso dá um século de debate. Mas, sei lá... qual é a mais importante pra você pra você? Conta aí!

Um comentário:

Anônimo disse...

Não creio que as influências estejam indo embora, mais acredito que hoje elas são outras.
Se a 20, 30 anos atrás elas vinham dos Beatles, Rolling Stones hoje pode ser que venham através de outros tipos de música, não só do bom&velho Rock'n'roll.
Mundo mundo tão imenso e diversifico, influências são o que não faltam.

Bom, sejamos otimistas, igual vc disse.
;)

O Blog tá ótimo.
Bejos.